filmes

SUGESTÃO DE BONS FILMES
Olá Professor, é com muita alegria que estamos dispondo de sugestões de bons filmes para você fazer uma experiência reflexiva notável sobre o seu agir pedagógico.
algumas sugestões tratam de experiências baseadas em fatos reais, outras são ficção, porém, todas têm excelente cunho educacional.
(lembramos que não comercializamos tais filmes, são indicações para abrilhantar as aulas)
MADRE TERESA
Um exemplo de vida de doação, Madre Tereza, missionária católica albanesa, nasceu na República da Macedônia em 27 de agosto de 1910 e morreu em Calcutá, na Índia, em 05 de setembro de 1997.

Devido ao expressivo trabalho realizado por Madre Tereza no resgate da dignidade humana dos marginalizados e moribundos da Índia, em 1965 o Papa Paulo VI colocou a Congregação Missionárias da Caridade, por ela fundada,  sob o controle do papado e deu autorização para sua expansão a outros países. A partir de então, surgiram, através dessa obra, centros de apoio a leprosos, cegos e doentes com HIV pelo mundo todo, assim como escolas, orfanatos e trabalhos de reabilitação com presidiários.

O valor imensurável do trabalho de Madre Tereza  em favor dos mais necessitados lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz e o reconhecimento do seu trabalho pelo mundo.

Sinopse: Fabrizio Costa, diretor do filme “Madre Tereza”, com muita sensibilidade e devoção, mostra, em sua obra, as experiências de luta e de intolerância vivenciadas pela missionária.

Sempre vigilante à missão, Madre Tereza não cansava de dizer: “sou apenas um lápis nas mãos de Deus.”


O CAÇADOR DE PIPAS
Origem: USA  Nome original: The Kite Runner  
Ano lançamento: 2007
Categoria: Drama – inspirado em história verídica

Sinopse:O filme “O Caçador de Pipas” é adaptação do livro com mesmo nome do autor afegão Khaled Hosseini. 
O filme narra a história envolvente de dois amigos Amir e Hassan  e tem como cenário os últimos anos da monarquia do Afeganistão, na década de 1970. 
A história revela aspectos valorativos  que permeiam o dia a dia da vida como amor, honra, culpa, medo, traição e redenção – valores estes apresentados de modo analógico que surgem nas diversas situações do episódio.
A “Pipa” que é um dos objetivos do filme é ponto central para uma viagem ao tempo da infância feliz de Amir que, infelizmente, com a dominação talibã, após a invasão russa, até essa inocente brincadeira é banida do Afeganistão. E a inocência é banida da vida de Amir.
O transcorrer do drama ocorre com o crescimento e vida adulta de Amir que, juntamente com seu pai, muda-se para os Estados Unidos. 
Da mesma maneira como abriu o filme, também ao final a Pipa tem sua presença marcada por uma grande mensagem, conduzindo o público assistente a uma boa reflexão sobre a sua própria vida.



DE VOLTA PRA CASA
 (vídeo nacional)

Duração: 28 minutos 
Direção: Adriana Santos e Jorge Moreno 
Lançamento: 31 de outubro de 2008.
Sinopse: o vídeo apresenta algumas manifestações culturais de origem africana, como a Festa do Rosário, a capoeira, a umbanda e o candomblé, a partir do olhar de um jovem negro. O vídeo  enfoca ainda questões como auto-estima, cidadania e mídia e destaca a atuação do grupo Negros Unificados Conscientes, surgido numa das mais violentas regiões da capital mineira e que recria a história brasileira por meio de rimas. 

Vídeo premiado no I Concurso Nacional Produção de Livros e Vídeos sobre História, Cultura e Literatura Afro-brasileira, na Reitoria da Ufba.



MÃOS E CÉREBROS NEGROS
 (vídeo nacional)

Duração: 28 minutos
Direção: Daniel Caetano
Lançamento: 31 de outubro de 2008.
Sinopse: o vídeo discute a importância socioeconômica do trabalho dos negros, durante o século XIX, nos engenhos de açúcar e na construção de edificações públicas e eclesiásticas. 

Vídeo premiado no I Concurso Nacional Produção de Livros e Vídeos sobre História, Cultura e Literatura Afro-brasileira, na Reitoria da Ufba.


TESTEMUNHO
 (Filme sobre a Vida do Papa João Paulo II, contada por seu grande amigo)
Filme sobre o Papa João Paulo II baseado no livro “Uma vida com Karol”, do cardeal Stanislaw Dziwisz, arcebispo de Cracóvia, e amigo pessoal de João Paulo II.
Sinopse: O filme apresenta detalhes em fotos e documentos que o livro não tem.
Lançado no dia 17 de outubro de 2008, na sala Paulo VI do Vaticano, o filme foi apresentado, em primeira mão, ao Papa Bento XVI e aos participantes do Sínodo.

O filme “Testemunho” não pretende ser um calendário cronológico, nem um documentário religioso só para católicos. “O objetivo deste filme, de nível internacional, é encher de conteúdo a lembrança esquemática de João Paulo II que permaneceu no Ocidente”, diz o produtor Przemyslaw Hauser. 

A realização do filme durou quase um ano e os cenários são principalmente a cidade do Vaticano, Cracóvia e Wadowice. Nele aparecem também relíquias de ornamentos religiosos que João Paulo II utilizava quando era bispo de Cracóvia. 

“Trata-se de um retrato e de uma análise dedicados a todos: espectadores e atores da história do fim do milênio, e também aos que virão”, disse Pawel Pietra, co-autor de “Testemunho”. 

O filme está feito de duas formas: um material documentário e outro de reconstrução narrativa. Ambos os formatos são unidos pelo narrador inglês Michael York, que fez o papel de João Batista no filme “Jesus de Nazaré”. 

“Quando conhecemos a história de Karol Voytila percebemos a coerência de sua biografia com sua profunda humanidade, disse o ator. “Eu não cresci em um país comunista, mas li muito sobre os temas. Se colocarmos o personagem de João Paulo II na realidade na qual nasceu e cresceu, veremos de maneira ainda mais evidente seu incrível heroísmo e sua determinação”.


ESCRITORES DA LIBERDADE (Freedom Writers)
País/Ano de Produção: EUA/Alemanha, 2007
Duração/Gênero: 123min – Drama
Indicado: Este filme é ótimo para dar auto estima a professores desmotivados com o seu trabalho e para dar suporte para a carreira de futuros professores.
Filme de Richard LaGravenese, estrelado pela talentosa atriz Hillary Swank (duas vezes premiada com o Oscar, pelos filmes “Menina de Ouro” e “Meninos não choram”), baseado em história real, nos coloca em contato com uma experiência das mais enriquecedoras e necessárias. Sua trama gira em torno da necessidade de criarmos vínculos reais em sala de aula, conhecendo nossos alunos, despertando para suas histórias de vida, entendendo o que os motiva a ser as pessoas que são.
“Escritores da Liberdade” é uma fabulosa história de vida que nos mostra como as palavras podem emancipar as pessoas e de que forma a educação, a cultura e o conhecimento são as bases para que um mundo melhor realmente aconteça e se efetive. _____________________________________________________________________ LUTERO (Alemanha 2003)
Filme sobre a vida de Martinho Lutero, o grande reformador do século XVI, é a produção de um associação de cunho eclesiástico. A produção, filmada em 2003 é uma contribuição para o conhecimento histórico daquele período do cristianismo. Ele destaca aspectos relevantes históricos e teológicos para a compreensão da divisão.
______________________________________________________________________

JOVEM GOSTA É DE AUTORIDADE
O filme aborda a virtude da autoridade. O protagonista do filme é um professor que chega a uma escola para para trabalhar com basquete com alunos de comunidades negras e pobres americanas. Os jovens são rebeltes e envolvidos com drogas, apesar de não ser este o foco da questão e sim a postuira do prefessor diante das problemáticas encontradas.
A turma começa a ter bom resultados no esporte, porém, não conseguiam bons resultados escolares. Diante disto o professor se vê na obrigação de cancelar o projeto esportivo dos alunos que se revoltam, juntamente com seus pais e demais professores que consideram seria uma execelente oportunidade para a glória dos alunos. O técnico então oferece aos alunos mais que uma simples vitória no jogo, um caminho para a vitória na vida através dos estudos. Uma vitória efetiva para o futuro.
Indicação: O filme faz o educador refletir sobre suas atitudes de de compromisso efetivo para com a formação dos seus alunos, precisando, em muitos casos, tomar atitudes que confundem-se com contradição.
__________________________________________________________________
COMPROMISSO PERFEITO
O filme trata do compromisso do casamento, visto a aprtir de duas versões, o casamento que termina após pucos anos e o casamento que perdura diante do desafio da doença de um dos cônjuges.
A vida apresentada através de dois casos destaca o contraste que há entre aqueles que lutam para manter um casamento feliz e abençoado e os que vivem de relações descartáveis, ficando no ar o questionamento: Onde está a verdadeira realização?
Indicação: Um filme excelente para ser assistido em família pois leva a uma reflexão séria diante do compromisso do casamento e dos relacionamentos de um modo geral.
______________________________________________________________________
À PROCURA DA FELICIDADE
É a história que se compara a de muitas outras pessoas que lutam para ter uma vida melhor e, para isto, superam todas as dificuldades. A obra passa pelo alerta contra o capitalismo que coloca o homem diante do impasse entre o ter e o ser.
O mais rico na história é a dignidade e honestidade mantida pelo protagonista da história que consegue driblar as necessidades básicas do dia a dia de uma família, no caso, ele e o fílho, dando um tom de normalidade e superação diante dos desafios.
Indicação: Filme ideal para ser assistido em família, visto que mostra o paradoxo do ânimo e do desânimo frente os desafios da vida e nos relacionamentos.
_____________________________________________________________________ ENTRE DOIS MUNDOS Titulo Original: Partition
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 116 minutos
Ano de Lançamento:  2007
Site Oficial:  http://www.partitionthemovie.ca
Estúdio/Distrib.:  Imagem Filmes
Direção: 
Vic Sarin

Este filme  mostra o quanto o preconceito e o ódio, motivados pelo fundamentalismo religioso podem ser destrutivos. Com o fim da dominação inglesa sobre a Índia, em 1947, o país passou a enfrentar os efeitos do esfacelamento e da intolerância entre muçulmanos, sikhs e hindus. De início, a divisão em duas nações distintas - Índia e Paquistão - foi bem acolhida por alguns muçulmanos como uma solução para os conflitos inter-religiosos. Mas essa iniciativa acabou gerando uma migração em massa, obrigando os hindus a abandonarem suas terras e viajarem para o sul, enquanto os muçulmanos se deslocaram para o norte. Milhares de pessoas, ao cruzar a fronteira, foram assassinadas, especialmente as mulheres.
É um drama bem construído que mostra que o amor verdadeiro pode sobrepujar diferenças raciais e religiosas.
Quando Nassem descobre que sua família está viva no Paquistão, o que parecia a possibilidade de um feliz reencontro acaba se tornando no pior pesadelo de sua vida.
______________________________________________________________________ UMA LIÇÃO DE AMOR (EUA, 2001)
É a  história de um pai empenhado na luta com a justiça e a sociedade para manter a guarda de sua filha.
Com matizes de graça, porém, comovente, o filme retrata a generosidade humana através da atuação do pai, com evidentes deficiência mental que cria sua filha com a ajuda de queridos amigos. A medida que Lucy, a filha, vai crescendo, inevitavelmente vai ultrapassando a intelectualidade do pai.
Apesar desta diferença, tudo vai bem entre pai e filha quando surge na história uma assistente social que anuncia a necessidade de Lucy ser adotada por uma “família normal” para que tenha uma “vida normal”.
E por aí transcorre este drama imperdível para uma boa análise sobre o que vemos e o que é real.

_____________________________________________________________________
FILHOS DO SILÊNCIO
Original: Children of a lesser God
Cineasta: Randa Haines
País de origem: USA 
Ano: 1986 
Gênero:  Drama 
Prêmios:  
· Academia de Hollywood  -  Oscar de Melhor Atriz  (Marlee Matlin)  
· Globo de Ouro  -  Prêmio de Melhor Atriz-Drama  (Marlee Matlin) 
· Festival de Berlim  -  Prêmio Urso de Prata  (Randa Haines) 
O filme narra o complexo relacionamento que se desenvolve entre um professor de uma escola para pessoas surdas e uma jovem deficiente marcada por um trauma da adolescência 
O episódio  ocorre em uma pequena cidade da Inglaterra onde James Leeds é o novo professor de linguagem de uma escola para surdos.
Idealista, o professor é conhecido por usar métodos nada convencionais em suas aulas, mas, ao chegar, é advertido pelo administrador da escola para que não utilize sua tão falada criatividade com seus novos alunos. 
Professor James não se intimida com a advertência recebida e coloca em prática seus métodos que incluem música em som alto para que os alunos sintam as vibrações sonoras para tentarem falar foneticamente. 
Segundo as críticas, “Filhos do Silêncio” é um excelente filme realizado pela cineasta americana Randa Haines,  que conta com a ajuda de grandes atores  para realizar o seu trabalho e passar a mensagem da inclusão. 
_____________________________________________________________________
A MÚSICA E O SILÊNCIO 
Direção: Caroline Link 
País de origem: Alemanha 
Ano: 1996 
Gênero:  Especial 
Ao rever sua tia Clarissa, uma competente clarinetista de jazz, Lara apaixona-se pela música e decide dedicar-se aos estudos do instrumento musical. Ela cresce e, já como especialista em música, conhece Tom, um homem que dará um novo sentido à sua vida. 
_____________________________________________________________________
O PAÍS DOS SURDOS 
Cineasta: Nicolas Philibert 
Ano: 1992 
Gênero:  Documentário - 95min.
Sinopse: O que é o mundo para milhões de pessoas que, desde o seu nascimento, vivem em silêncio, sem ouvir e falar. Nicolas nos faz penetrar e descobrir esse país longínquo, reinado de um sistema de comunicação específico, onde tudo é percebido através do tato e do olhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário