FOLCLORE E RELIGIÃO: UMA RELAÇÃO CONJUNTA
Noelly Menezes Lima
Resumo
Quando ouvimos falar em folclore lembramos imediatamente de festas juninas, comidas típicas, danças que ate mesmo estão ligadas a crenças, mas jamais enxerga o folclore ligado à religião, em principal a fé católica. As crenças também são ressaltadas nessa breve analise com o intuito de mostrar a diversidade religiosa. O objetivo deste paper é fazer uma breve análise da ligação entre o folclore e a religião. Tendo como fontes artigos dos autores Amâncio Cardoso dos Santos Neto, Antonio Fernandes de Araujo Sá e Magno Francisco de Jesus Santos que mostram em geral a cultura de Sergipe. O predomínio da fé católica é vista nitidamente não apenas em Sergipe, mas sim em todo Brasil através das devoções dos fieis.
Plalavras-chave: Folclore; Religião; Cultura.
Introdução
O folclore tem em missão preservar os costumes, as crenças, os hábitos, ou seja, toda cultura de um povo, onde esta corre risco de desaparecer e perder sua importância, como a religiosidade que tem um papel importante tal quanto a outros costumes. A religiosidade em Sergipe chama a atenção em virtude da tradição católica. A Procissão de Nosso Senhor dos Passos, que acontece sempre no segundo final de semana da Quaresma na cidade de São Cristovão é um caso elucidativo. Nela podemos observar o quanto o folclore tem ligação, pois a festa mostra costumes de um povo que é passado de geração para geração:
"Desde o século XIX (e possivelmente, desde o século XVIII), a referida solenidade é considerada uma das principais celebrações religiosas de Sergipe. Romeiros de diferentes localidades sergipanas se deslocam rumo à Velha Capital com o intuito de render agradecimentos ao Senhor dos Passos". (SANTOS,2009,p.02)
A crença religiosa dos fieis é visível em toda a procissão onde mostra uma intima ligação entre os devotos e a imagem, apesar de toda modernidade de hoje, eles (fieis) sem a intenção, preservam sua identidade cultural."A solenidade dos Passos é marcada pela forte presença dos romeiros beijando, tocando ou até mesmo conversando intimamente com o Senhor dos Passos". (SANTOS, 2009 p.03).
As devoções e crenças no Brasil não existem apenas no catolicismo, existem religiões afro-brasileiras como o Candomblé que celebra a religiosidade em cultos aos Orixás, esta antes era tido apenas como religião de negros e baianos, mos hoje pessoas de todas as regiões e classe sociais fazem parte dessa crença. Segundo Calasans o Recôncavo baiano também é lugar de milagres, lendas e assombrações na memória da população baiana. Voltando ao catolicismo é importante ressaltar o predomínio da fé católica não apenas no Nordeste e Sergipe, mais em todo Brasil. Um Exemplo sobre esta questão é a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida a qual faz parte da religião católica. "Um olhar revelador sobre as devoções católicas de massa no Brasil é o artigo de Rubens Fernandes (1985), que instiga uma leitura das múltiplas apropriações á devoção de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil". (SANTOS, 2010, p.170).
Nenhum comentário:
Postar um comentário